domingo, 25 de novembro de 2012

Curso sobre práticas de leitura e escrita


Quando iniciei um curso de escrita e leitura postei minha apresentação no blog pois havia achado legal. Esse é o relatório final.

RELATÓRIO REFLEXIVO: CURSO “LEITURA E ESCRITA EM CONTEXTO DIGITAL 2012”
Reviver alguns momentos de minha formação como professora de língua portuguesa/inglesa, expor minha ideias, reafirmar a veia escritora que há em mim: estas foram algumas das experiências em participar deste curso, tão prazeroso e de importantes trocas
Na verdade, sempre acreditei que bons professores - como eu acredito que eu seja, pelo menos busco isso- são artistas frustrados, ou estão calados, reclusos, dando um tempo. 
Um dia, quase todos que fazem parte deste fórum, quiseram mudar o mundo, fizeram poemas esquecidos em cadernos não utilizados, sonharam em serem artistas, em fazer (e fazem!) arte. Se eu estiver certa, e espero que esteja, nós estamos muito próximos daquilo que António Nóvoa disse sobre nossa profissão:
 "Só um ser humano consegue educar outro ser humano. Por isso tenho insistido na importância das dimensões pessoais no exercício da profissão docente. Precisamos de professores interessantes e interessados. Precisamos de inspiradores, e não de repetidores. Pessoas que tenham vida, coisas para dizer, exemplos para dar. Educar é contar uma história, e inscrever cada criança, cada jovem, nessa história. É fazer uma viagem pela cultura, pelo conhecimento, pela criação. Uma viagem, para recorrer a Proust, na qual mais importante do que encontrar novas terras é alcançar novos olhares".
Foi muito bom ouvir sobre a vida de todos, juntar os olhares de todos aos meus, ter mais estórias para contar e encantar. Grande abraço. E coragem pra seguir viagem. Sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário